Conhecida principalmente pela produção de amido especial para pão de queijo, segmento que detém 25% do mercado nacional, a Podium Alimentos, localizada na divisão entre os municípios de Tamboara e Paranavaí, lançou oficialmente no mês passado, duas novas misturas especiais, uma para pão e outra para panqueca, ambas sem glúten.
Os novos amidos especiais foram lançados durante a FIPAN (Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos), a principal feira de negócios do país e a maior de panificação, confeitaria e estabelecimentos que atuam no food service da América Latina. O evento acontece entre os dias 23 e 26 de julho, na Expo Center Norte, em São Paulo. A Podium participou da Feira com estande próprio.
Os produtos foram bem recebidos pelos visitantes da FIPAN. “A maioria relatou que não tem disponibilidade deste tipo de produto no mercado”, contou a nutricionista Keli Maria Consoli, há 10 anos no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da empresa e que trabalhou no estande durante a Feira. Segundo ela, existem produtos similares mas que é preciso recorrer a receitas para fazer o pão e a panqueca. “Os nossos produtos é só adicionar a água”, explicou. Ela avalia que os produtos vão ganhar mercado rapidamente, por ser de fácil aplicação e por ser sem glúten.
Keli reconhece que trata-se de um mercado novo e que ainda está sendo estudando. Por isso não dá para definir, ainda, qual será o perfil do compradores destes amidos na indústria, nem quanto será produzido. “Fazer um produto glúten free em um ambiente em que há outros produtos com a substância é impossível”, explica. Mas admite que, mesmo com esta dificuldade, o mercado deve crescer, porque está aumentando o consumo de produtos sem glúten. “Antes eram apenas os celíacos, que não podem consumir, hoje muita gente não quer consumir por uma questão de bem estar”, explica ela.
A indústria está agora aguardando um feedback do lançamento para projetar a produção das novas pré-misturas. “Estamos esperando a reação do mercado para definir produção, estoques estratégicos, etc”, informa Keli, que trabalha em outros dois projetos: amidos para churros e para massa de pizza sem glúten. As novas misturas devem ser lançadas até o final do ano.
“O lançamento foi muito positivo. Deu para perceber que o mercado recebeu muito bem as pré-misturas. E este mercado de produtos sem glúten tende a crescer muito mais”, avalia a nutricionista.