Podium recebe primeira certificação internacional de segurança de alimentos

  • Post Category:Notícias
Podium recebe primeira certificação internacional de segurança de alimentos

“Um presente de Natal para empresa, diretores e todos os colaboradores”. Assim o diretor da Podium Alimentos, Maurício Gehlen, anunciou que a empresa acaba de receber a certificação FSSC 22000 conferida pela Iniciativa Global de Segurança de Alimentos, (GFSI, Global Food Safety Initiative na sigla em inglês). É a mais importante certificação de segurança de alimentos reconhecida internacionalmente.

Antes de receber a certificação, a Podium passou por duas auditorias realizadas pela NSF International, uma das mais respeitadas do Brasil no setor. Após minuciosa avaliação os auditores recomendaram a certificação.

A FSSC 22000 é um certificado que garante que sua detentora atende todos os padrões exigidos internacionalmente de segurança, qualidade, sustentabilidade e desempenho. “Quando uma empresa tem esta certificação, os parceiros comerciais nem exigem outras, pois sabem que para chegar a FSSC 22000 foi preciso atender, por exemplo, todas as exigências das certificações ISSO”, explica Gehlen,

Segundo ele, esta certificação é mérito de todos os colaboradores, desde os que cumprem tarefas simples às mais complexas. “A diretoria dá suporte, faz os investimentos, mas se não houver o comprometimento de toda a equipe não há certificação”, disse, quando a NSF anunciou que ia recomendar a certificação.

A própria auditora que fez a última inspeção, Natalie Oliveira, disse na visita que “o que vi aqui são fatos reais, Além da conformidade dos processos, vi o comprometimento de cada colaborador, a preocupação da empresa com o colaborador e suas famílias, a transparência dos processos e o orgulho que cada funcionário tem de pertencer a esta empresa”.

A Podium vinha trabalhando para esta certificação há quatro anos e durante este período investiu cerca de E$ 12,5 milhões em obras física, aquisição de novos equipamentos e investimentos em tecnologia.

O processo para certificação foi conduzido pela Equipe de Segurança de Alimentos (ESA), composta por colaboradores de diversos setores. Foram adotados e adequados os processos de produção para atender as exigências da norma e tudo foi documentado. Depois os colaboradores foram entrevistados pela auditoria, já que eles devem estar comprometidos com o processo.

A FSSC 22000 é uma certificação de segurança de alimentos, mas também avalia quesitos de gestão, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social etc. “Isto não só abre portas de mercado como mostra que a Podium mais uma vez está saindo na frente. Não temos informações de outras indústrias de amido que tenha esta certificação”, lembrou Gehlen.

Esta certificação provoca uma melhoria em toda a cadeia produtiva. Para se ter uma ideia, todos os fornecedores da Podium, da raiz da mandioca a insumos químicos, têm que estar atuando dentro das normas. “Todos os produtos que adquirimos, do mais simples ao mais complexo têm que atender as normas e estar comprovado através de documento”, exemplifica o diretor.