Entre os dias 13 e 15 de agosto, a Fundação Abrinq esteve presente na 45ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), realizado em São Paulo (SP), para apresentar sua atuação e a importância do olhar das instituições privadas para a causa da infância.
Nos três dias, os visitantes puderam conversar com a equipe do Programa Empresa Amiga da Criança e participar de palestras sobre as ações sociais desenvolvidas por 13 empresas reconhecidas pela Fundação Abrinq.
Uma delas, a Pódium Alimentos, localizada na divisa entre Tamboara e Paranavaí (PR), acredita que a responsabilidade social não só traz benefícios para a comunidade como também para a empresa.
“Todas as ações impactam na vida direta do nosso público alvo e também agrega valor ao produto comercializado. Praticar a responsabilidade social é se permitir realizar sonhos e fazer dos sonhos realidade para quem está dentro do projeto”, comenta Flávia de Oliveira, assistente social da Pódium Alimentos.
Presente no primeiro dia do CONARH 2019, a empresa apresentou os projetos desenvolvidos com foco no aprendizado de jovens e adultos para a inserção no mercado de trabalho e oficinas de Capoeira, Karatê e Ballet, para crianças de 7 a 16 anos.
Já a Citrosuco, com sede em Matão (SP), mantém sua cultura organizacional baseada sobre quatro pilares: desafio, integração, reconhecimento e antecipação. A empresa permeia suas atitudes e iniciativas para todos os funcionários. Por isso, um dos desafios da sua estratégia social é construir ações de longo prazo, que sejam capazes de suportar problemáticas atuais e futuras, com foco principal na educação.
Uma das iniciativas desenvolvidas pela empresa é a Parceria pela Valorização da Educação, que tem como objetivo trabalhar na melhoria da educação, convidando diversas esferas da sociedade a participarem ativamente na promoção de uma educação pública de qualidade. Além isso, a iniciativa forma e apoia a gestão pública e trabalha com foco nos temas prioritários à gestão escolar e educacional.
“Pensando na defesa dos direitos da criança e do adolescente nosso foco maior é na área da Educação. Nossa parceria com a Fundação Abrinq é por acreditarmos na mesma causa, o que nos instiga sempre buscarmos mais ações que possam garantir os direitos deles”, afirma Margareth Ribeiro da Silva, analista sênior de Responsabilidade Social Corporativa da Citrosuco, que há 16 anos tem o selo Empresa Amiga da Criança.
“Estarmos amparados por uma Fundação séria, que luta pela mesma causa que a gente acredita, é fundamental. Vemos resultados nas ações que a Fundação faz. Vocês nos visitam, conhecem nosso trabalho, valorizam o que fazemos, entende que estamos no caminho certo. Temos uma longa história com a Fundação”, completa Margareth.
Em 2018, 23 mil crianças e jovens foram beneficiados. O programa atua em 9 municípios: Matão, Itapetininga, Cerqueira César, Angatuba, Nova Europa, Botucatu, Ibitinga, Nova Granada e Catanduva.
Outra empresa que apresentou suas boas práticas para o público do evento foi a Special Dog, sediada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A companhia, que há 19 anos atua como uma Empresa Amiga da Criança, prioriza a primeira infância no município.
“Após uma mudança de paradigma da empresa, passamos a entender o nosso papel de responsabilidade com a sociedade e a partir desse momento entendemos que é essencial focar na criança e entendemos também que uma educação de qualidade, desde a primeira infância, agrega muito valor a vida dessa criança e cria vários horizontes para ela se desenvolver e prosperar”, explica João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog.
Por meio da formação continuada de educadores, o projeto Formação de Gestores de Educação Infantil dá atenção à criança, conhecimento, potencialidade, curiosidade e gestos para a construção do cognitivo, empoderamento e da autonomia. Para isso, a iniciativa utiliza três pilares principais: leitura literária, linguagem escrita e brincadeiras e interações, no trabalho com 18 diretores, 3 supervisores de ensino, 136 monitoras e 64 professores.
Mara Christofani, consultora de investimento social da Special Dog, contou um pouco sobre a importância da parceria com a Fundação Abrinq e dos resultados obtidos.
“A Fundação é uma parceria muito importante e inspiradora, porque tem muita credibilidade, justamente por toda sua história e legado. Então é isso que, para além das coisas que já fez e ainda faz, voltadas muito especificamente a esse mundo, ainda mobiliza as empresas e vários órgãos da sociedade”.
“Pudemos ver uma mudança forte da gestão da educação pública. As supervisoras de ensino das secretarias de Educação e as próprias diretoras e coordenadoras pedagógicas das creches deixaram de ter apenas um papel secundário, para terem um papel propositivo, ao formarem professoras e monitoras para que possam desenvolver a melhor qualidade possível da educação infantil com as crianças”, reforça Mara.
Com tantos exemplos de boas práticas, os visitantes acreditam ser possível usá-los como inspiração e até um ‘trabalho de casa’ para as empresas. Como é o caso da Elizabeth Correia, que afirma poder se espelhar nas ações apresentadas: “Eu achei a palestra muito produtiva, porque dá para utilizar em outras empresas por causa dos projetos voltados tanto para o colaborador quanto para a comunidade”, ressalta.
A C&A Brasil também compartilhou sua experiência no estande da Fundação Abrinq. A empresa, presente em 280 municípios, apresentou sua atuação em prol da infância por meio do Instituto C&A, bem como os três eixos principais para combater o trabalho infantil: estratégias de advocacy, Programa na Mão Certa – visa não explorar a mão de obra infantil, em especial sexual, nas estradas — e atuação com a cadeia de fornecedores.
“Essa é uma das nossas frentes de trabalho. Dentro da C&A nós temos todo um rigor de auditoria com os nossos parceiros e com os nossos fornecedores, garantindo assim uma moda para o bem”, explica Márcia Costa, vice-presidente de gente e gestão da C&A Brasil.
Márcia também comenta sobre a importância da C&A Brasil ser uma Empresa Amiga da Criança desde 1998: “A parceria nos traz conteúdos, nos coloca na sociedade e conecta com várias comunidades, outras organizações e empresas e eu acredito que só transformamos quando nos conectamos. Eu acho que a Fundação Abrinq nos possibilita essa conexão”, afirma.
Para o Grupo Plena Saúde, que contempla o Hospital Previna, ser reconhecido como uma Empresa Amiga da Criança é fundamental, pois estimula uma humanização com os colaboradores e com a comunidade em geral.
O hospital disponibiliza profissionais para atenderem voluntariamente crianças beneficiadas por organizações da sociedade civil que integram o Programa Adotei um Sorriso, da Fundação Abrinq.
“Nós apresentamos as ações que fazemos com os clientes da Plena, com a comunidade e também com o colaborador. É uma experiência muito boa. Quando recebemos o convite [para palestrar no estande da Fundação] foi de prontidão aceitar’’, comenta Flávia Marques, gerente de recursos humanos do Grupo Plena Saúde sobre a participação no evento.
Adriana Cruz, presente na apresentação da Plena Saúde, já conhecia a Fundação Abrinq, mas somente após a palestra decidiu compartilhar a ideia de uma nova parceria na empresa em que atua: “Eu achei bem interessante e me lembrei que já conhecia a Fundação Abrinq, então porque não apresentá-la ao nosso Comitê de Responsabilidade Social para fazer uma parceria? A história do hospital deu vários exemplos que posso aplicar”, completa.
No dia 15, a Fundação Abrinq também protagonizou uma palestra na Arena Gympass. Na ocasião, Victor Graça, gerente executivo da organização, e Daniella Martins, líder do Programa Empresa Amiga da Criança, mostrou ao público o cenário da infância no Brasil, com ênfase no trabalho infantil, e atuação da Fundação em prol da infância e adolescência.
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