Alimentos sem glúten e seu benefício para a Saúde

  • Post Category:Notícias
Alimentos sem glúten e seu benefício para a Saúde

Nosso tema de hoje é o glúten, e vamos explicar os motivos pelos quais muitas pessoas optam em mudar sua alimentação levando em conta esse fator. Com isso em mente a Podium Alimentos oferece como grande diferencial em seus produtos a ausência completa do glúten.

Diferenças entre produtos com glúten e sem glúten.

            O glúten é formado por dois tipos de proteína, a glutenina e a gliadina, que são encontradas no trigo, cevada e centeio, utilizadas na fabricação de pães, bolos, cervejas, macarrões, entre outros.

Entretanto, os alimentos como frutas, carnes, verduras, raízes como a mandioca e seus derivados, não possuem esse complexo e veremos adiante o que isso representa.

Males do glúten para os Celíacos.

            Os sintomas que a ingestão do glúten apresenta no organismo dos Celíacos e dos que possuem Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca (SGNC)* são o excesso de gases, dor no estômago, diarreia e prisão de ventre, podendo ser confundido com outras doenças, sendo necessário monitorar alimentação se estiver sentindo esses sintomas frequentemente.

            Pode causar também tonturas após as refeições, alteração de humor devido ao mal-estar, coceira na pele por estar ressecada devido a intolerância, dores musculares pelo motivo das tensões, enxaqueca crônica e pode vir a causar futuramente intolerância à lactose.

            Essa intolerância pode surgir em crianças, adultos e idosos, podendo se tornar uma doença celíaca quando a intolerância se torna mais grave.

Quando diagnosticada essa doença o tratamento necessário e recomendado é substituir os alimentos que possuem glúten por outros que não contenham essa proteína é nesse momento muitas pessoas optam em trocar esses alimentos para prevenir os sintomas e buscar uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Benefícios dos produtos da Podium Alimentos

            Como dito anteriormente, muitas pessoas estão optando em mudar sua alimentação buscando alimentos mais saudáveis que possibilitam uma prevenção e qualidade de vida cada vez melhor.

            Os produtos da Podium Alimentos utilizam em sua formulação a fécula de mandioca como base principal, de forma que não possuem glúten em nenhuma de suas composições, podendo ser a base de muitos alimentos voltados para pessoas que não consomem essa proteína ou possuem a doença celíaca.

            A mandioca é a matéria prima de muitos alimentos nos dias de hoje e com a tecnologia que Podium Alimentos desenvolve em seus produtos, abre um leque de novas oportunidades que revolucionam o modo de produzir e desenvolver novos alimentos sem glúten.

            Entre em contato e acompanhe nossas redes sociais para saber mais.

*A Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca (SGNC) pode ser considerada no momento em que o paciente apresenta intolerância ao glúten, porém a Doença Celíaca e a alergia ao trigo foram descartadas. Enquanto a Doença Celíaca tem base genética, a Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca é uma forma de intolerância sintomática ao glúten.