Colaboradores da Podium Alimentos Recebem Diplomas do Ensino Médio

  • Post Category:Notícias
Colaboradores da Podium Alimentos Recebem Diplomas do Ensino Médio

Um grupo de 21 pessoas, entre colaboradores da Podium Alimentos e membros da comunidade, receberam o diploma do Ensino Médio, encerrando um ciclo iniciado em 2019. Na época, a área de responsabilidade social da empresa fez um levantamento sobre o nível de escolaridade dos funcionários e descobriu que havia colaborador que sequer tinha terminado o Ensino Fundamental. Entre eles alguns gostariam de retornar às salas de aula. A baixa escolaridade inviabiliza o crescimento profissional. “Além disso, elevar o nível de escolaridade é também uma forma de melhorar a autoestima de cada um”, conta a assistente social Flavia Oliveira.

Depois do levantamento, ela buscou quem gostaria de retomar os estudos e procurou a direção da empresa para tratar do assunto. “A diretoria foi bastante receptiva à ideia e ‘comprou a briga’ comigo. Foi dada todas as condições. Inclusive as aulas aconteceriam nas tardes de segunda-feira, durante o expediente. Quem estava estudando era dispensado de suas funções para assistir a aula”, conta Flávia. Além disso a empresa adquiriu as apostilas.

A diretoria também aceitou que o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fosse compartilhado com a comunidade. “Era a forma de permitir que a esposa ou esposo do colaborador ou algum parente dele também continuasse o estudo. E assim foi feito”, revela. “Aí um amigo contou a outro e formamos a turma”. A Prefeitura de Tamboara, através da Secretaria de Educação, garantiu o transporte dos membros da comunidade que participaram das aulas na empresa.

A primeira turma foi para conclusão do Ensino Fundamental. Quem não tinha o histórico escolar, passou por uma avaliação. Os aprovados foram admitidos no curso. Concluído o fundamental, foi formada a turma do Ensino Médio, a maioria egressa do curso anterior.

As aulas foram ministradas por professores do Serviço Social da Indústria (Sesi) dentro do programa in company, que oferece soluções educacionais personalizadas para as empresas.

Entre os formandos, 60% são de colaboradores da empresa.

No ato de entrega dos diplomas, os formandos foram saudados pela assistente social Flávia Oliveira, pela representante do Sesi, Silmara de Freitas Cobre e pelo diretor da empresa, Maurício Gehlen, que prestigiou a entrega dos diplomas acompanhado do gerente administrativo Marcos André Garrido Campos, gerente industrial Marcos Borges e pelo encarregado de produção, Edmar Rosa. Todos entregaram certificados aos concluintes do curso.

VITÓRIA MERECIDA – Na abertura Flávia falou que, com a conclusão do Ensino Médio “novos caminhos se abrem para vocês” e estimulou os formandos a seguirem estudando, sugerindo o ingresso na faculdade de Engenharia. “Este diploma será muito importante na vida de vocês”, disse, ela, que em seguida agradeceu “o apoio e o suporte que recebemos do Sesi e destacou o fato de o curso ter sido aberto à comunidade.

Na sequência, Flávia leu uma mensagem que encaminhou junto com o diploma e o histórico escolar. Nele afirma que “o sucesso é daqueles que batalham e, com toda a certeza, você é um dos merecedores desse sucesso”. Apontou, ainda que “pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais. E hoje, nesta formatura, você prova ser parte dessas pessoas. A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes sempre apontando para um futuro muito luminoso”. E foi categórica: “Por acreditar que esse dia chegaria, você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho. Merecidamente venceu e hoje os aplausos são todos para você”.

Por sua vez, Simara Cobre destacou que os formandos “foram fortes, incansáveis” durante o curso e que os familiares e amigos estavam com orgulho deles. Citou que o que mais contribuiu para o sucesso deles foi “o empenho de cada um e a ajuda que um deu ao outro”. Estimulou os formandos a continuarem a estudar, sugerindo que façam o ENEM, que abre portas para a faculdade. “Não tenham medo. Sigam em frente”, desafiou ela. “Não desistam, continuem e o próximo passo é a faculdade”, estimulou.

Em nome da empresa, o diretor Maurício Gehlen enfatizou que “o sucesso desta conquista é de vocês. A empresa deu a oportunidade, só foi a ponte. Vocês abraçaram a oportunidade. Então, todo o mérito desta conquista é de vocês”.

Gehlen também lembrou aos formandos que “suas famílias estão orgulhosas de vocês, pois se dedicaram, se empenharam em busca dos seus sonhos. O aprendizado é uma conquista que vocês vão levar para o resto da vida”.

O diretor também parabenizou a área de responsabilidade social da empresa, que teve a sensibilidade de levar à educação a jovens e adultos. Enalteceu a parceria entre a assistente social Flávia Oliveira e o Sesi. Apontou que durante o curso veio a pandemia, “mas vocês não deixaram a peteca cair e seguiram em frente”.

Gehlen falou do empenho de cada um, que no passado tiveram que desistir dos estudos, mas jamais abandonaram o sonho e agora, mesmo com mais idade. não hesitaram em voltar aos bancos escolares para concluir os cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Muitos não tiveram oportunidade antes. Mas agora a Podium deu a oportunidade e vocês seguiram em frente. Nossa empresa vai continuar a apoiá-los sempre.

Finalizando vários formandos se manifestaram para agradecer “primeiro a Deus” e depois à empresa pela oportunidade, a assistente social Flávia e a equipe do Sesi que ministrou as aulas. Sem esconder o orgulho e a felicidade muito demonstram interesse em seguir estudando em busca de uma graduação no ensino superior.