DESTAQUE EMPRESARIAL

  • Post Category:Notícias
DESTAQUE EMPRESARIAL

Podium chega aos 30 anos conquistando um novo mercado: o Nordeste brasileiro

Tradicionalmente, a cada cinco anos, a Podium Alimentos promove, no mês de maio, um grande evento para seus colaboradores, clientes, fornecedores e demais parceiros para comemorar seu aniversário. Em 2020, quando completa 30 anos de atividades, atendendo recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar aglomeração por causa da pandemia da Covid-19, a empresa suspendeu a programação comemorativa ao Jubileu de Pérola, mas a diretoria e os funcionários reafirmaram o compromisso de continuar oferecendo produtos derivados da mandioca de alta qualidade, buscando sempre a excelência e com as práticas de responsabilidade social.

Fundada em 15 de maio de 1990, pelo pioneiro e empreendedor Ivo Pierin, a Podium Alimentos, localizada na divisão dos municípios de Tamboara e Paranavaí, chaga aos 30 anos com um novo desafio: a conquista do Nordeste brasileiro. Desde 2015, quando comemorou seu Jubileu de Prata, a Podium fez grandes investimentos, e hoje conta com mais três unidades: uma unidade de armazenamento em Paranavaí; uma planta industrial em Toledo, no Oeste do Paraná, a Fino Alimentos; e este ano adquiriu uma outra fecularia, no município baiano de Laje, a 150 quilômetros de Salvador.

Com as três unidades industriais, o grupo passou a ter capacidade instalada para processar até mil toneladas/dia de raiz de mandioca, aumento de 150% em relação há cinco anos. Atualmente, essas unidades estão moendo 800 toneladas/dia, mas prontas para ampliar a produção sempre que necessário.

A Podium Alimentos, como é chamada a unidade do interior baiano, agrega de imediato 200 toneladas diárias de processamento, e suas modernas instalações permitirão produzir, além da fécula nativa, os amidos modificados quimicamente. O foco principalmente será produzir o amido especial para pão de queijo, carro-chefe da empresa, que é líder nacional neste mercado, e também amidos para molhos e lácteos.

A partir desta unidade, instalado numa região produtora da raiz, o grupo avançará em direção a outros estados nordestinos, buscando consolidar este mercado que tinha pouca representação na sua clientela. É um mercado promissor.

A direção da empresa, conduzida pelos irmãos Paulo Sérgio e Ivo Pierin Júnior e pelo agroindustrial Maurício Gehlen, anunciou que levará ao nordeste os mesmos valores cultivados na Podium desde a sua fundação: a responsabilidade social, se envolvendo e procurando melhorar a vida dos colaboradores e da comunidade à qual pertence e no meio onde a empresa está inserida.

Respeitando as características da região, as ações de responsabilidade socioambiental serão readequadas pela Podium Nordeste, permitindo conquistar a confiança da comunidade, que recebeu a nova direção da empresa com o tradicional calor humano do povo baiano.

A empresa também deve focar nos produtores rurais, levando a eles novas tecnologias de plantio, permitindo o aumento da produtividade e, consequentemente, ampliando seu rendimento e melhorando a qualidade de vida destas famílias.

Por causa da pandemia, o grupo empresarial reavalia os investimentos, mas garante que, assim como aconteceu nos últimos cinco anos, o próximo quinquênio será de grandes desafios e de continuidade de expansão da Podium Aliementos.

Para celebrar esta nova fase, a empresa lançou também um novo logotipo. É resultado de um concurso interno realizado na unidade central e que aponta a rota de crescimento da empresa, usando traços gráficos modernos, em harmonia com o espírito inovador da direção da Podium.